domingo, 22 de abril de 2012

Modelo de sítio prega a sustentabilidade em Coroados
Jefferson Rabal retira água com chapéu próximo de nascente - (Paulo Gonçalves/Folha da Região)Domingo - 22/04/2012 - 10h11

Fazendas, estradas, avenidas, bairros nobres, habitações inadequadas, pastagens e poucas áreas preservadas são alguns dos cenários observados ao longo do ribeirão Baguaçu. Antes de fornecer 70% da água consumida em Araçatuba, o afluente é vítima da degradação ambiental. No entanto, o trabalho desenvolvido numa propriedade rural no município de Coroados pode servir como modelo para a sociedade quitar parte de sua dívida com o manancial, lembrado hoje pelo Dia do Ribeirão Baguaçu.

No Sítio Naturaleza, às margens do Baguaçu, a prioridade é proteger as águas do ribeirão. Parte da propriedade é utilizada pela organização não governamental AGA (Associação do Grupamento Ambientalista) para ações de educação ambiental e recuperação de APP (Área de Preservação Permanente) sem a utilização de produtos químicos.

O sítio tem seis hectares e fica aproximadamente a três quilômetros da nascente do Baguaçu. Antes de desaguar no rio Tietê, o ribeirão atravessa pouco mais de 50 quilômetros, cortando municípios da região como Braúna, Bilac, Birigui e Araçatuba.
Na década de 1990, as pastagens para a pecuária predominavam no sítio. Porém, nos últimos cinco anos, cerca de 700 árvores já foram plantadas no local. Na técnica de recuperação empregada pela AGA, são aplicadas ações simples que promovem o enriquecimento florestal. Além de realizar o plantio de espécies nativas estratégicas, com baixo custo para o produtor, aves são atraídas para a área com o objetivo de promover o plantio natural de sementes.

O aposentado Jesus Rabal Chambô, 64 anos, é o proprietário das terras do Naturaleza desde 2001. Ele diz que sempre teve o sonho de ter uma propriedade rural que se relacionasse em harmonia com a natureza. "Eu acho que preservar é uma obrigação de todos nós. Quando eu encontro uma semente, a guardo para fazer uma muda", afirma. O nome do sítio é uma mistura das palavras "natureza" e "beleza"

Nenhum comentário:

Postar um comentário