sexta-feira, 15 de abril de 2011

Alunos em Andradina aprendem sobre preservação com palhaçadas

Um evento realizado hoje na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) "Josepha de Jesus Carreira", no bairro Benfica, em Andradina, teve como objetivo divulgar por intermédio do teatro, de forma descontraída, a importância de preservar os mananciais (matas ciliares) e de economizar os recursos hídricos.

A apresentação ficou por conta da trupe de palhaços da equipe ambiental da usina hidrelétrica de Jupiá, administrada pela Cesp (Companhia Energética de São Paulo). A equipe é formada pelas biólogas Leila Andreoli Barbosa e Cristina Garcia, e o geógrafo Hércules Douradinho.

A escola desenvolve o projeto "Criantam", que orienta sobre a preservação do meio ambiente e objetiva conscientizar os alunos sobre a coleta seletiva, consumo consciente e sustentabilidade. "A equipe veio acrescentar mais informação de maneira lúdica, usando humor e entretenimento para falar de assuntos tão importantes, e tenho certeza que as crianças levaram para o resto da vida as palavras e brincadeiras ditas nessa tarde", disse a diretora Carmem Kazukko Takahashi Sakai, segundo nota da Prefeitura.

A trupe ainda divulgou informações sobre o que é ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) e ETA (Tratamento de Água), o valor que tem para a comunidade quanto à saúde, o combate de doenças e da poluição que provoca. A secretária municipal de Educação, Tamiko Inoue, participou do evento.

CRIANTAM
O projeto foi criado em 2007 com envolvimento de toda a equipe escolar, comunidade e alunos. Por meio dele, os alunos aprendem sobre o meio ambiente, com vídeos, palestras, músicas, pesquisas, visitas "in loco" e realizam oficinas de reutilização de materiais recicláveis na confecção de brinquedos. (Com informações da Prefeitura)

O nome do projeto tem o seguinte significado:

C - Coleta Seletiva
R - 5 Rs : Repensar, Recusar, Reutilizar, Reaproveitar e Reciclar
I - Interação
A - Ambiente
N - Natureza
T - Terra
A - Água e Ar
M - Matas

Apresentação ficou por conta da trupe de palhaços da equipe ambiental da usina hidrelétrica de Jupiá

Nenhum comentário:

Postar um comentário